MANUTENÇÃO
 
 
 
 

 

 

 

 

MANUTENÇÃO AR CONDICONADO

Quando a Thermon se propõe uma parceria com seus clientes, é em função de que sem ela, não atingiremos o objetivo de termos ambientes climatizados oferecendo conforto aos usuários, e boa qualidade do ar que respiram.
Para a eficiência da parceria se faz necessário que além do bom funcionamento da parte mecânica, elétrica e automação, nossos profissionais se empenham também a outras rotinas referentes aos importantes aspectos de qualidade do ar (limpeza de filtros de ar, serpentinas e bandejas dos condicionadores de ar, etc), higienização das casas de máquinas e orientação sobre o uso dos próprios ambientes climatizados, evitando assim a formação de colônias de bactérias, fungos, ácaros e etc., que tanto prejudicam os aparelhos respiratórios humanos. Principal motivo de ações trabalhistas hoje amparadas pela portaria do Ministério da Saúde 3.523 e Resolução RE 176 de 24.10.2.001.
O engenheiro presidente da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), quando da primeira análise da portaria 3.523 do M. S., observou que era um avanço duvidoso aumentar os metros cúbicos de ar externo por pessoa, para renovação do ar ambiente, sem se preocupar com a qualidade desse ar.
Concordamos plenamente com a observação, e dada à importância do tema, fazemos análises periódicas da qualidade do ar, certificados por laboratórios especializados.

Conforme a Portaria do Ministério da Saúde a introdução do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), faz com que se discipline as diversas ações nos ambientes climatizados visando sua qualidade.
Um PMOC sério e eficiente deve levar em conta as particularidades de cada cliente, de cada ambiente e, é assim que a Thermon entende o seu trabalho.
Do PMOC, é gerado um prontuário por equipamento, por casa de máquina, por ambiente climatizado e segundo suas peculiaridades, obtemos a rotina de manutenção que contempla ações cuja periodicidade pode ser semanal, mensal, trimestral, semestral, e também em função da carga horária relativa e absoluta.
Assim consideramos que: há a tarefa para o mecânico, o ajudante, o eletricista, o pintor, o técnico de ar, o técnico em automação, o engenheiro, etc.
Essa divisão não é apenas para termos custos competitivos, mas principalmente para atingirmos eficiência nas ações.
Apesar de estarmos alertas para todas as ações de manutenção preventiva que os sistemas exigem, a eficiência e qualidade do ar condicionado se faz basicamente em ações simples e sempre com a parceria e atuação dos clientes. Com um sistema de filtragem de ar de boa qualidade, vazões de ar ajustadas as necessidades dos ambientes, bandejas, serpentinas, estruturas dos condicionadores de ar sempre limpos e higienizados, casas de máquinas limpas e higienizadas inclusive e principalmente os drenos e ralos, e a parceria do cliente limpando e higienizando os próprios ambientes climatizados, não há porque termos dutos sujos e edifícios doentes e ar contaminados. A entrada da Thermon num novo contrato, aceitamos o desafio de que com a parceria e participação do cliente, no prazo de três meses fazem-se análises laboratoriais teremos a confirmação das condições aceitáveis na qualidade do ar condicionado.
Muitas vezes a insatisfação com o ar condicionado é proveniente de uma alteração arquitetônica, e novamente se pode evitar os transtornos com a parceria que a Thermon se propõe com os clientes. A consulta sobre os efeitos de uma mudança de divisórias, sobre o ar condicionado, ou a visita periódica de um técnico de ar condicionado ou engenheiro deverá facilitar e evitar os desgastes produzidos pela não consideração da lógica de funcionamento do sistema de ar condicionado quando das alterações do lay-out.
Consulte a Thermon e descubra os serviços que podemos prestar, para a saúde e desempenho de seu pessoal.

Voltar

 

MANUTENÇÃO PREDIAL

A Thermon, possui equipes para atender a manutenção de seu patrimônio. Mediante um prévio estudo, elaboramos um plano de manutenção preventiva que envolverá desde a entrada de força, que poderá ser uma subestação, ou uma entrada de baixa tensão até sua arquitetura. De ponta a ponta uma equipe elétrica especializada ou mecânica de ar condicionado, encanadores industriais, pedreiros serão fornecidos pela Thermon, inclusive com a supervisão dos trabalhos.
Geralmente os prédios estão ocupados e operantes, por isso a Thermon tem a preocupação de elaborar "procedimentos " de trabalho de modo a não colocar em risco fornecimento de energia, danos em equipamentos, mobiliário e etc, mesmo assim junto ao contrato de manutenção assinado com o cliente, anexamos o plano de manutenção a ART recolhida e um seguro contra danos causados em operações.
O treinamento do pessoal para adequar-se às características das instalações, é o passo seguinte à elaboração do manual com as normas e procedimentos para a instalação e coerentemente este mesmo pessoal estará devidamente uniformizado, protegido com os EPIs e usando as ferramentas certas para cada atividade, conforme NR´S.
A missão é prestar serviços, na qual, nossa filosofia é transformar em parceiros e amigos aqueles que nos solicitam e a quem atendemos.
Hoje, a manutenção é vista como uma necessidade dentro de uma instalação predial, comercial e industrial. Imaginem uma indústria ou um empreendimento parar por decorrência de falta de manutenção em algum equipamento ou sistema, quanto estaria se perdendo com a interrupção da produção.
Temos hoje em dia a grande ferramenta que nada mais que o controle de manutenção preventiva e corretiva controlado por computador. Este sistema irá controlar todos os equipamentos, com todas as rotinas e sub rotina para se executar a manutenção preventiva. Esta mesma ferramenta controla todo o estoque de materiais, contratos de terceiros e toda a mão de obra utilizada, isto irá gerar um custo gasto por equipamento ao longo de um período, como também um histórico do equipamento. Com estes dados o empreendimento tem a condição de avaliar o equipamento e decidir por uma troca ou repara-lo.
Como as manutenções preventivas podem ser transmitidas com antecedência a gerencia, poderá programar as paradas de sistema com antecedência, sem que com isto traga algum transtorno, como também providenciar as peças com Pay Back já antecipado devido à programação dos serviços emitido pelo computador que controla a manutenção.

Voltar

 

Copyright © 2001 Thermon Ar Condicionado. Todos os direitos reservados